sábado, 24 de dezembro de 2011

O Erro do Québec

Todo mundo discute o porquê do Québec ter alterado e dificultado as regras de imigraçao. Após algumas reflexoes, e digo isto como pensamento pessoal, acredito que as razoes foram:
  1. O gasto com imigrantes era crescente. Muitos imigrantes chegam e nao vao em busca de trabalho e recebem a mesada do governo pra estudar francês.
  2. Muitas pessoas nao sabem a diferença de um imigrante qualificado de um imigrante refugiado, entao diminuir gastos com a imigraçao é bom.
  3. Alguns vêm, usam a saúde pública, estudam em universidade com os benefícios de um quebequense e vao embora em seguida. Sei de alguns exemplos de "brasileiros" fdp que fazem isso e quem paga o "pato", infelizmente sao todos.
  4. O governo segue a tendência de centralizaçao de serviços.
E o que o Québec espera com isso:
  1. Imigrantes mais dedicados e que têm um nivel de francês funcional (como eles dizem aqui) que podem ir diretamente ao mercado de trabalho (= mais impostos no bolso do governo).
  2. Pessoas que têm em mente se estabelecer no Québec, nao apenas passar férias ou usar o sistema
  3. Gastos com imigrantes reduzidos

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ficou mais dificil ir para o Québec?

Fiquei sabendo recentemente que o processo de imigraçao mudou e agora eles pedem aqueles exames de francês. Nao acho que o governo do Québec queira diminuir a imigraçao, mas acho que eles querem ter menos gastos com os recém-chegados.

Eu acho também que é melhor para o imigrante que vai chegar com um nível de francês melhor e vai poder ir direto ao mercado de trabalho. De qualquer maneira, há cursos de francês muito bons e bem baratos aqui para imigrantes, para quem quiser continuar a estudar.

Você que está lendo o texto, pode achar que é fácil pra mim escrever coisas desse tipo, já que já estou aqui mesmo;  mas eu posso afirmar uma coisa, eu nunca fiz francisaçao do governo, nem eu, nem minha esposa... Imigraçao nao é vida fácil, se você nao tem certeza de que pode vencer o desafio, nao tente... Se tentar, consiga!