domingo, 15 de agosto de 2010

Como fugir do fracasso no Québec

Muitos imigrantes fracassam ao chegar ao Québec. Muitos imaginam que aqui é como se fosse um Brasil melhorado, onde os problemas não existem e que todas as pessoas são felizes. Não, aliás, muito longe disso. Existem problemas no Québec e nem todas as pessoas são sorridentes. A depressão é algo muito forte aqui e atinge boa parte da população. Principalmente a depressão sazonal, que é a depressão causada pela falta de luz do inverno.

Os costumes também são outros, não venha esperando encontrar um pão na chapa com um pingado. Isto simplesmente não existe aqui e imigrante terá de se adaptar, não é o Québec que terá de se adaptar ao imigrante.

Os costumes também mudam muito, aqui ninguém vai te estender a mão no trabalho para te cumprimentar. Isto simplesmente não existe, num máximo um bonjour ou bon matin.

À primeira vista, a maneira com que eles fazem as coisas podem ser estranhas e até um pouco complicadas, mas o brasileiro é mais dinâmico, porque teve que aprender a se virar para não ser passado para trás. Eles são muito bons com o inverno e acredite, eles realmente entendem de frio.

Muitas pessoas podem se frustrar porque não consegue emprego logo. Isto realmente algo que deixa qualquer imigrante preocupado e pode acontecer sim. O que eu recomendo é aceitar algum trabalho para entrar dinheiro em casa e depois mudar. Aqui não há estresse com relação a isso, mas não precisa mudar de emprego toda semana.

O isolamento também pode fazer com que o imigrante fracasse. Fechar-se ou falar somente com brasileiros só vai piorar a integração, é preciso ter contato com quem é daqui para compreender como pensam e como agem.

O faça você mesmo existe muito aqui. É muito caro alguém que tenha empregada doméstica. Custa muito caro e com certeza um recém chegado não terá divisas suficientes para pagar. Então é preciso ter humildade e se dedicar às tarefas domésticas. Até os móveis que você compra novos vêm desmontados, é preciso montá-los com destreza (hehehe). Pequenos reparos no carro, também entram na lista do faça você mesmo.

Comparar o Québec com o restante do Canadá pode também trazer frustrações. Os quebequenses não agem como canadenses. A cultura é outra e a situação econômica da província também é outra. Falar que o Québec faz parte do Canadá é correto. Falar que o Québec é a típica província canadense, não.

Parte 2 [novo]

5 comentários:

Daniel Estevão disse...

Muito bom e esclarecedor esse post. Obrigado pela ajuda. Se quiser me add no MSN estevaoquebec@hotmail.com

Alessandro disse...

Dos muitos posts que leio diariamente na internet sobre o Quebec, este foi um dos melhores que simplificam uma nova realidade em outras terras, PARABÉNS, não vou esquecer de nenhum detalhe quando chegar aí!!!

Um abraço!!!

Alessandro disse...

Há, eu estou em
lougan.2007@hotmail.com

Valeu!!!

QUEBEcLEZA! disse...

Adorei!! Vou recomendar! ;)

Henrique disse...

Eu adorei o blogger, uns dos mais esclarecedor sem muito rodeios! Perfeito. Gostei da parte do não pegar na mão... Não gosto disso de toda hora ta pegando em mão, comprimentar já basta, por isso e outras coisas que me identifico, acho pelo fato de ser filho unico e conviver sempre com pessoas que não sejam de minha familia e geralmente fico só.