segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dicas para Futuros Imigrantes

  1. Tenha em mente que se você optou pelo processo da província do Québec, você vai para o Québec, não para o Canadá. Sim, o Québec faz parte do Canadá e você vai entender a diferença somente quando chegar lá.
  2. A língua oficial da Província é o francês. Em Montréal se fala inglês? Sim, eu diria até que na maioria dos lugares em Montreal, você pode ir bem apenas com o inglês, mas acho que o Québec é muito maior do que somente a região da Metrópole. Se você planeja se estabelecer na região de Montréal, fale os dois idiomas de forma fluente.
  3. Escolha bem sua cidade, eu já dei dicas de como fazê-lo aqui. Então dê uma olhada. Há muitas cidades na província com muitas oportunidades.
  4. Vá com o pensamento de que as coisas vão dar certo. Se você for com o pensamento de que se não se adaptar você ainda pode voltar, sinto informar-lhe que você vai acabar voltando. Logo, se você não tem certeza de que pode suportar o desafio, não vá. Imigração não é fácil. Mais aqui.
  5. Não abuse do governo do Québec. O governo vai lhe ajudar, mas não viva às custas do governo. Isto cria uma má impressão dos imigrantes. Principalmente por causa dos refugiados.
  6. Em uma cultura diferente, ter amigos é importante. Nunca deixe para trás quem o ajudou.
  7. Economize. O custo de vida é baixo, mas guarde dinheiro pra ter sua própria casa e/ou seu carro. Você vai precisar ter um bom histórico de crédito.

3 comentários:

Carlos Franco disse...

Muito legal Paulo, gostei muito, eh isso mesmo tudo que vc escreveu eh muito importante mas muito importante mesmo!
Abraco!
Carlos

dreia235 disse...

Boa noite, sou assistente social, com experiencia na área da saúde,mas nao falo nada de francês,sera que tenho chances? O que preciso fazer primeiro, ou me de um passo a passo. como vou sobreviver enquanto nao tiver emprego?

Ouais-Quebec disse...

Primeira coisa, aprenda francês. Principalmente porque se vc nao fala francês, o governo nao te aceita.

Enquanto nao tiver emprego, vc terá de viver de suas economias...