domingo, 6 de setembro de 2009

Como conseguir um emprego no Québec

Meus amigos, como muitos de vocês já sabem, Janete e eu conseguimos nossos primeiros empregos em terras quebequenses.

Eu vou trabalhar como analista de serviço aos clientes de informática e Janete trabalha como secretária-recepcionista em uma escola lá em Lévis. Estamos muito contentes e eis que acho legal dar um toque de como conseguir alguma coisa por aqui.

1) Bom CV e carta de apresentação. Tudo começa com um bom CV, coloque de cara seu nome e coordenadas (telefones, endereços, etc). Em seguida, seu perfil ou área procurada. Depois disso, coloque algo que você julga ser o mais importante, algo que cative o empregador; se é sua experiência de trabalho o seu mais importante, ponha-a aí, se é a sua formação, coloque-a aí. Insira também os idiomas conhecidos sem especificar o nível; cabe ao entrevistador saber se o que você fala lhe é suficiente. Acrescente também sua experiência em informática e lazeres. Pra quem é da École Québec, a Catherine é mestra em CV quebequense. Com relação à carta de apresentação, há vários modelos na Internet, vale a pena usar algum motor de busca; só não invente, seja direto e coloque apenas coisas relevantes.

2) Há duas maneiras de se conseguir um emprego, réseautique (rede) ou via agência de empregos. Aparentemente, a rede funciona melhor, mas para um recém-imigrante que não conhece muita gente, o mais óbvio é procurar online. Olhe principalmente os sites:
  1. Emploi-Québec
  2. Jobboom
  3. Workopolis
3) Entrevista. O primeiro contato normalmente é por telefone, seja cordial e diga que está nervoso, ninguém espera que você fique calmo numa entrevista por telefone, principalmente em uma língua que não é a sua nativa. Caso você seja bem sucedido, passará por uma entrevista presencial. Leve tudo consigo, uma cópia do seu CV, cartas de referências (em francês ou inglês) e já vá preparado para responder as perguntas:
  1. Por que você veio para o Québec?
  2. Cite uma realização profissional sua.
  3. Você já viu neve?
Obviamente a terceira não tem peso nenhum... mas alguns entrevistadores vão perguntar isso pra quebrar o gelo ou por mera curiosidade.
Na entrevista, fale muito, não interrompa o entrevistador mas tente se expor o máximo possível, não precisa ter medo de má conjugação ou erros gramaticais... Mas também não precisa falar tudo errado. Fale coisas que tenham a ver com a função ou com a empresa, e o mais importante, saiba o que você está falando. Se você é da École Québec, diga que estudou francês com professores nativos do Québec, esta ganha 1.000 pontos, eles ficam muito felizes quando você fala isso.

7 comentários:

Lilica disse...

Valeu pelas dicas Paulo!
Ótimo começo para vcs!

Antonio e Paty disse...

Aeeeee meus queridos, ficamos muito felizes por vocês. Encontrar emprego tão rápido é tudo de bom...
Obrigada pelas dicas. Com certeza serão úteis.
Bjs e até breve!

Unknown disse...

Paulo,
Gostei das suas dicas.
Mas me diz,o que você acha do mercado de trabalho na área de saúde? Em Fisioterapia, especificamente. No Brasil, não é valorizada, e me disseram q aí sim,é bem valorizado, mas muito dificil de revalidar o diploma pra ser aceito.
Qual sua opnião?

Autor disse...

Olha, vou responder aqu, Ozelita, porque vc nao me deixou seu contato. Toda área médica é rentavel no Québec, o que mata sao as validaçoes...

Cláudio Bittencourt disse...

Paulo, aproveitando o embalo.. Estou me formando em Engenharia de pesca e em Administração. Como estão as oportunidades de emprego nessa área ??

Obrigado..

Autor disse...

Ola Claudio. Nao posso te responder exatamente porque nao conheco estes mercados. Mas varia de cidade tb... Mas engenharia requer validacao, e isso é sempre complicado aqui...

QUEBEcLEZA! disse...

então o ecole quebec é bom mesmo? Bom saber.