sábado, 12 de junho de 2010

Québec ou Canada? Qual a diferença?

Não que o Québec ainda seja separatista, ainda há muita gente que amaria ver o Québec livre, mas o contraste é muito grande entre o Québec e o resto do Canadá.

A começar pela língua, cuja a maioria é francófona e detém o governo provincial. As diferenças culturais também são imensas, a região dominante é católica e não protestante. Não que eles sejam católicos fervorosos, longe disso (ainda vou falar algo sobre a Revolução Tranquila), mas a diferença serve para acentuar mais a diferença cultural.

Posso afirmar também que a parte inglesa é mais desenvolvida. Acredito que o poder econômico deles os favoreceu muito, mas neste tempo que estamos aqui, aprendemos a valorizar o francês, língua que eles falam e que prezam muito.

Mesmo quando vou a Montreal, única cidade em que o inglês faz realmente frente ao francês, e alguém fala comigo em inglês, respondo em francês, não porque menosprezo o inglês, poderia responder em inglês sem problemas, mas me sinto mais a vontade aqui, falando francês.

2 comentários:

QUEBEcLEZA! disse...

Interessante essas diferenças. Continue postando sobre isso! Tem textos muitos bons pra quem pensa em imigrar. Sabe, ajuda a evitar ilusões e frustrações.

Ass: Ela.

Henrique disse...

Adorei, bom que eles mudam e falam frances, esse ano estou começando a investir pra ir a Quebec, mas quero morar em Montreal, gosto de metropole