domingo, 6 de junho de 2010

1 ano de Québec

Então, meus amigos. Parece que foi ontem quando comecei a aprender francês e o projeto Québec parecia distante. Um ano se passou desde a nossa chegada e muita coisa aconteceu.

A primeira pergunta que todos que estão no processo podem me fazer (e aqueles que são curiosos sobre o assunto) é se valeu a pena. É claro que valeu, nem tudo sai como planejado, e a imigração não é um processo fácil.

Embora tivéssemos estudado num escola de francês quebequense, quando a gente chega aqui, a gente que precisa aprender muita coisa.

Os primeiros dias são os mais difíceis e os mais engraçados. Como fazer pra comprar um celular, fazer compras no mercado, assinar um serviço de internet, por exemplo; essas tarefas precisam ser reaprendidas... Sentia-me como uma criança aprendendo a andar.

A saudade é forte, a gente para várias vezes pra pensar se fizemos a coisa certa e fica inseguro do futuro. A vida de imigrante não é fácil. Lembro-me das dificuldades dos primerios dias para achar um lugar pra morar, depois um trabalho e as primeiras tarfas domésticas...

É verdade que a gente aprende a cada dia. algumas coisas que me arrependo, mas acho que mais acertamos do que erramos nesta nossa caminhada. Estamos felizes de estarmos aqui.

Tenho muito orgulho de dizer que moro no Québec, não no Canadá. Não sou separatista, não é isso. Mas é o governo desta província que nos ajuda, e muito, e sou muito grato e honrado de estar aqui. Abraços a todos...

2 comentários:

Leandro.. ou Teks disse...

Caracas! 1 ano ja???? Fala serio!!!
Parabens meu velho! Que seja o 1o ano de muitos outros.
Abcs

Davi e Lu disse...

Salut Paulo e Janete!!!

Que legal! Estava lendo o blog de vcs e vi que já faz um ano que vcs estao no Quebec! Parece que foi ontem que estávamos estudando juntos no Brasil!
Pois é, neste meio tempo muita coisa aconteceu e nós tb já estamos aqui no QC!
Como vcs bem sabem a vida de imigrante nao é fácil no começo, mas é bom saber que vcs estao bem e qdo estivermos mais tranquilos marcamos de fazer uma visita para vcs!
É claro, se vcs vierem a MTL nao deixem de nos avisar, ficaremos muito felizes em recebê-los chez nous! E dès maintenant vcs podem nos visitar no nosso blog (http://notrefleurdelys.wordpress.com).

Um grande abraço!