sexta-feira, 20 de maio de 2011

Como fugir do fracasso no Québec - Parte 2

Acho que tenho algo mais a complementar sobre os fatos que levam a uma pessoa a não “reussir” no Québec.

Algumas pessoas são realmente resistentes às mudanças e faz com que queiram que o Québec seja o Brasil. Evite fazer comparações como: no Brasil o sistema bancário é melhor, no Brasil as pessoas dirigem melhor, no Brasil as lojas ficam abertas 24h.

Algumas pessoas chegam também com a ideia que vão ganhar 200.000 dólares anuais e trabalhar 4 horas por dia de segunda a quinta. Se você consegue um emprego, saiba que você vai trabalhar e às vezes em ritmo mais elevado do que no Brasil. A diferença é que normalmente você tem hora pra chegar e hora pra sair. Do mais, o ritmo é intenso.

Pessoas de alto padrão de vida também não vão bem. Você não tem empregada aqui, prédios não têm porteiros, não existe nem diarista, se você quiser alguém pra limpar sua casa, saiba que ela vai ganhar o seu salário. Você não vai ter ninguém para mandar ir ao banco pagar suas contas. [eu sei que já havia escrito isto]

Os que têm dificuldades para conter gastos e facilidade para gastar também não se adaptam, as coisas aqui são mais baratas, quando chegamos, não temos nada e por isso, temos que recomprar tudo. Quando você se dá conta, já estourou o orçamento. Festas, baladinhas e cerveja com moderação. Deve-se ter em mente que ninguém é turista aqui. Você veio para morar, não para passar as férias...

Pessoas muito competitivas também não dão certo. Ter alianças e criar aliados é melhor do que criar inimigos, ainda mais numa província cuja população é pequena.

Se você não pode suportar a solidão e a saudade, não tente esta empreitada. É difícil chegar a um lugar que você não entende as pessoas e as pessoas não te entendem... Cercar-se de brasileiros 24h por dia só vai dificultar sua integração, mas não se esqueça de suas origens [vai Corinthians!].

É preciso ter espírito otimista e engolir o orgulho. Aceite ser ajudado, pense no que você fez pra chegar aqui e ajude os outros quando puder.

[Esqueci de adicionar que se você vem para o Québec, mesmo que para Montréal com medo do francês, sinto lhe informar que suas chances de nao dar certo sao elevadas. Os quebequenses valorizam o fato de você querer falar o francês, se você quiser ficar somente no inglês, nao passará de um mero turista aos olhos deles. Eu, particularmente, me sinto valorizado quando elogiam meu francês.]

Um grande abraço a todos!

2 comentários:

Luis Bomfim disse...

Perfeito !!! O que eu posso notar em muitos futuros imigrantes é uma pressa imensa em aplicar e ir logo como se o Brasil fosse ser destruído amanhã. Enfim, muitos não se preparam, imigram pelos motivos errados e etc.

Eu pelo menos estou me preparando bastante, principalmente no Francês, se quando eu for aplicar o Québec fechar as portas paciência, pelo menos aprendi mais uma língua :P

Rafael Alencar disse...

Parabéns pelo post, tanto esse quanto a parte 1. Realmente temos que perceber que estaremos recomeçando nossas vidas e nada será fácil!
Bonne Chance!