segunda-feira, 30 de maio de 2011

Conhecendo Québec

A Québec de hoje é o resultado da fusão de pequenas cidades, que se tornaram arrondissements da capital em 2002 (então não faz muito tempo).

Extraído do site da prefeitura de Québec

Podemos entender arrondissements como subprefeituras, no termo mais próximo do português. São eles:

La Haute-Saint-Charles: é a parte mais verde de Québec. É bem longe do centro também, mas você pode ter mais tranquilidade mornando lá. Também não acredito que haja muitos imigrantes nesta áreas.

Sainte-Foy-Sillery-Cap-Rouge: é a parte agitada da cidade, formada por Ste-Foy e Sillery que rodeiam a universidade Laval, a maior universidade francófona fora da França. Cap-Rouge já é mais afastado e o lugar onde se pode encontrar casas luxuosas. St-Foy também sofre com o trânsito devido a ligação com Lévis pelas pontes e pelo Boulevard Laurier (com os shoppings Place Sainte-Foy, Place de la Cité e o Place Laurier). É o arrondissement com o maior número de imigrantes e com um dos custos de vida bem mais caro. Se você quer morar perto da faculdade, não se incomoda com festinhas de estudantes e tem dinheiro suficiente, esta é uma opção que você deve considerar.

Les Rivières: não conheço muita coisa de lá. Sei que é densamente povoado em algumas partes. Tem o Place Fleur de Lys que é um shopping center interessante. Se não me engano, as Galéries de la Capitale ficam lá também. É o maior complexo de lojas. Les Saules é um bom lugar para se habitar, tranquilo e bem servido de serviços.

La Cité-Limoilou: La Cité compreende a parte histórica da cidade, logo é bem caro. Já Limoilou também possui um número alto de imigrantes, mas o custo de vida é baixo e se você morar perto dos Metrobus (já fiz um post sobre isso), você terá acesso a cidade toda. Além disso, este é o arrondissement central.

Charlesbourg: Continuação de Limoilou para o que eles chamam de Norte. Aluguel baixo, há até um parque com cachoeira bem no meio, muito bacana, mas se você usa ônibus, tente ficar perto do Metrobus, caso contrário, você terá problemas de locomoção.

Beauport: Tem um dos parques mais bonitos da cidade e a maior queda d'água (um dos cartões postais da cidade). O único problema é que o bairro já fica mais distante do centro e dos complexos de Sainte-Foy.

L'ancienne Lorette, no centro da cidade, não faz parte de Québec. Em princípio a cidade foi fusionada com a capital como as outras, mas os seus moradores quiseram “desfusioná-la.”

Nenhum comentário: