terça-feira, 3 de maio de 2011

Adaptar-se às mudanças

A gente tende a subestimar as mudanças e a imaginar que as coisas funcionam da mesma maneira que no Brasil. Se fosse assim, seria o Brasil e não o Québec.

Quando a gente chega aqui, tem que reaprender várias coisas. A primeira impressão é que quando se entra num mercado e percebe que todos os produtos são diferentes. É difícil até de comprar molho de tomate.

Depois, as pessoas não se relacionam da mesma maneira. É difícil conquistar a confiança dos quebequenses, as relações interpessoais são completamente diferentes. No final, você nem mesmo reconhece as notícias da TV.

Acho até que deveria haver um apoio psicológico, porque com tantas mudanças, você acaba sentindo um pouco deslocado e em seguida, pode sentir até um pouco de frustração.

Meu conselho, para as pessoas que querem emigrar para o Québec, é de vir antes, passar algum tempo (aproveite a ocasião para estudar francês aqui) e ver se isto daqui é realmente o que você espera. Já conheci gente que chegou, ficou um mês e voltou para o Brasil.

Se você nunca ouviu o sotaque de um quebequense e só estudou o francês europeu, se choque será muito maior.

Bom, não sou ninguém pra aconselhar ninguém, mas segue a dica (quand même).

Nenhum comentário: