domingo, 17 de janeiro de 2010

L'hiver québécois (O inverno quebequense)

O inverno quebequense é algo muito peculiar. Nenhum quebequense gosta muito de falar sobre o assunto, mas devido ao inverno, há muitos casos de depressão. Para nós brasileiros, é um pouco difícil entender as razões. Ora, como um país pode ter problemas desse tipo?

Primeiro, no inverno, o dia demora mais para amanhecer e anoitece mais cedo, muito cedo por sinal. No auge do inverno, amanhece depois das 7h00 e às 16h00 já está tudo escuro, feito noite mesmo.

Esta falta de luz, de início, já nos deixa mais sonolentos. Eu senti isto. O inverno deixa a gente com muito mais sono e às 20h00 já queremos dormir. No oposto do verão, que em seu auge anoitece às 22h00.

O estilo de vida quebequense também contribui para a depressão sazonal, como eles a chamam. Muitos vivem solitários e com menos luminosidade, eles acabam entrando em depressão. Contudo, não escrevo isto para desencorajar ninguém, mas não é raro conhecer alguém com problemas deste tipo aqui.

A falta de luz realmente muda o humor da gente, mas se eles tão a 400 anos vivendo nesta terra, não deve ser algo mortal. O importante é ter um círculo de amizades forte e não deixar de fazer qualquer coisa só por causa do frio e da neve.

Um comentário:

Felipe Warren disse...

Paulo,

Este post, muito bom mesmo, o que importa é como encarar estas novas adversidades do tempo, e seguir em frente. Parar, analisar e sentir que isso é uma coisa ruim só piora em qualquer parte do mundo.
O final do seu post me lembra de uma pasagem com minha sogra, onde ela questionou: Como minha filha vai ter filhos lá ?
Eu respondi, ué só por que eles estão no Quebec as pessoas não tem filhos !!! rsrsr o medo nos faz atentos, mas os fracos o medo destroi, então sejamos fortes e com fé que tudo o que quisermos vamos conseguir.
Grande abraço
Felipe e Nayara Warren