Quem estudou no Brasil na década de 80, deve ter aprendido sobre o êxodo Rural. Migrantes do norte e nordeste se desolocavam em direçao ao Sudeste et ao Sul em busca de melhores condiçoes de vida.
O Québec passa mais ou menos pela mesma coisa, mas o que move estas pessoas nao é a qualidade de vida, e sim, o emprego.
Entao o que acontece?
É simples, muitos québequeses das regioes mais distantes - Gaspé, Nord du Québec, Outaouais, etc - se deslocam em direçao às grandes cidades, principalmente Québec et Montréal (que já está saturada). Pra quem é imigrante, isso nao é bom negócio, porque aumenta a concorrência.
Conversando com um ex-habitante da Gaspé, fiquei sabendo que uns 20% da populaçao da regiao nao tem emprego, entao é fácil entender este movimento.
Tentativas do governo nao têm surtido os efeitos desejados, há ajuda de custos adicionais (mesmo para os québécois) às pessoas que planejam se estabelecer em cidades menores. Mesmo o Plano Norte, nao parece ter alterado grande coisa. Vamos ver o que acontece...
sábado, 21 de janeiro de 2012
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário