quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O Québec e o Separatismo

Muita gente já pode ter ouvido falar no separatismo do Québec. Estando aqui, é mais fácil ter uma ideia do todo. Antes que o texto se torne chato, já coloco minha opinião. "Não, não acho que o quebequense seja separatista. Eu diria mais nacionalista."

Vou explicar o que eu quis dizer com isso. No Canadá, todas as províncias são realmente autônomas e o Québec é mais ainda. Não é qualquer um que pode selecionar seus imigrantes e além disso, há um imposto de renda provincial, o que não ocorre nas outras (que recebem o repasse federal).

A maior parte dos quebequenses que conheci se apresentam como quebequenses, mas quando pergunto sobre a separação do Canadá, a grande maioria parece não gostar da ideia. Naturalmente há aqueles que são realmente separatistas, como há separatistas no sul e no sudeste do Brasil.

Vou colocar aqui um texto que achei na internet. Não é um texto jornalístico, mas achei bem realista. Ele está em francês e o que vou escrever é a tradução.

O texto original pode ser acessado aqui: http://bit.ly/ifh7Z2
 
Os jovens e o separatismo
No passado, havia uma possibilidade muito real de o Québec se separar do resto do Canadá e de se tornar seu próprio país. Mesmo se a missão não tenha sido realizada, o movimento separatista no Québec se estabeleceu e constitui uma importante faceta da identidade de certos nacionalistas quebequenses. Como anglo-canadenses de outros locais, nós queríamos descobrir o que nossos amigos quebequenses pensam da ideia da soberania do Québec.

Na nossa pequena pesquisa, procuramos a opinião de quatro dos nossos amigos franco-quebequenses: dois adolescentes e dois adultos na casa dos 20. Todos nos disseram que não são ativos na política. Suas respostas foram diversas. Somente uma pessoa, por exemplo, disse que é favor do separatismo. Dois outros pensam que é um projeto que não é mais atual, que pertencia a seus pais. Segundo eles, o Québec não pode sobreviver economicamente sem o Canadá e é dependente do resto do pais. Também, o Québec dos anos 90s se transformou: tornou-se uma figura multicultural.

Alguns pesquisados disseram que o Partido e o Bloco Quebequenses continuam importantes mesmo assim porque eles lutam pelos direitos do Québec, Uma outra pesquisada disse que o funcionamento do nosso sistema de eleição viola a base da democracia. Três dos quatros estão realmente interessados em descobrir as outras províncias e todos as suas impressões positivas dos anglo-canadenses.

Faladando com os jovens franco-quebequenses, nós descobrimos mais sobre as atitudes que existem no Québec. Foi muito interessante compreendê-los e aprender mais sobre um assunto que foi em outro tempo, extremamente importante para nosso país.

INTERNET. http://bit.ly/ifh7Z2 .16-02-2011.

Nenhum comentário: