quinta-feira, 15 de março de 2012

Ir para o Québec significa...

Dá-me muita tristeza quando vejo brasileiros que vão para o Québec e depois dão as costas para a província.

Eu explico melhor, conheci uma brasileira que emigrou para o Québec e matriculou um de seus filhos pequenos em uma escola anglófona na região de Montreal. Ela mesma não fala inglês.

O Québec abriu as portas para a imigração para ajudar no crescimento econômico e para preservar a língua oficial da província.

Ninguém é obrigado a concordar comigo, mas se você quer ser um imigrante que fala inglês, a Austrália está de portas abertas. Eu falo inglês, acho importante falar, mas trocar um ensino francês gratuito por um em inglês pago me parece um desperdício de dinheiro e uma falta de consideração para a província que lhe acolheu.

Outros brasileiros usam a província como trampolim para as outras províncias... o que é totalmente lamentável e me envergonha. Acho que se você quer ir para um outra província, basta fazer o processo federal... ou você pode ou não pode...

O pior dos defeitos é a ingratidão...

8 comentários:

Apoema disse...

Je suis d'accord! Acho que mudar para a parte anglófona só em casos extremos, como um pai de família que há muito tempo está desempregado na parte francesa e consegue uma oportunidade na inglesa, por exemplo.
Abraço.

Anônimo disse...

Eu acho extremamente normal, alias o visto é canadense e nao Quebequense. E outra se a pessoa tem uma oportunidade de emprego numa provincia Anglofona, por que ela tem que viver de ajuda na provincia francofona?

Ouais Québec disse...

Ora, anônimo. Como disse, faça o processo federal. Quando fazemos o processo Québec, assinamos um documento de intenção de se estabelecer no Québec... minha assinatura vale muito e a sua? E quem falou em viver de ajuda??? Só nao consegue emprego no Québec quem realmente não quer...

Anônimo disse...

Nao acho nada errado em sair da Provincia, nao é pq foi ela que te acolheu que vc tem que morrer infeliz aqui... muitas pessoas vem até aqui e nao encontram o seu lugar ao sol, nao acham emprego bom e por ai vai... muito normal sair daqui e ir em busca da sua felicidade e seu ganha pao.

Assim como foi dito pelo outro anonimo o visto é para o Canada e nao expecificamente para o Québec.

Ouais-Québec disse...

Só nao arruma emprego no Québec quem nao quer, tudo é questao de um bom projeto de imigraçao (salvo raras exceçoes)... Depois que o documento estiver vencido, vc é livre pra ir aonde quiser... o que eu digo é que se vc colocou sua assinatura no papel, tem que respeitar... é claro que o RP é para o Canada, o Québec nao é país. Mas meu ponto é o documento assinado... Minha assinatura e minha palavra valem muito... mas nem a todos vale...

N5 Games disse...

Eu também tenho a mesma linha de pensamento, moralmente temos que pelo menos tentar, porém a grande maioria não o faz...sequer se prepara para viver no Quebec... depois fica com desculpa...como é facil escrever como Anônimo...

Renê disse...

Queridos Amigos, olá para todos. Sei que o tema é outro mas gostaria de um ajuda de vcs que estão antendos com o projeto de viver no Canada. Caro Pedro, tudo bem? EStou com muitos problemas para ter retorno do Governo Federal do Canada. Passamos pelo processo de quebec em novembro de 2011. Enviamos nossa documentação em janeiro 2012 e até agora não recebemos siquer um retorno sobre o processo, se foi aberto ou não. Quando estive em Montreal me 2011, havia um movimento liderado por alguns partidos contra o processo de imigração. Entramos em contato com o Consulado de São Paulo por Fax e nos enviaram um e-mail para que enviassem uma correspondência em Ingles ou Frânces. Enviamos o e-mail e não respondem. Estamos aflitos com a indiferênça será que há algum movimento para segurar os processos de imigração, pelo Governo Federal neste momento de incertezas da economia mundial?

ouais-quebec disse...

Acredito que nao. Se ha alguma coisa, é relacionado ao Governo da província. Quem talvez peça para dar uma segurada, é o governo provincial, que tem sérias dificuldades de integrar seus imigrantes....