quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Cópia autenticada

Bom, no Brasil, para se obter uma cópia autenticada de qualquer documento, basta ir ao cartório do bairro e pagar a taxa. Muito simples, não é?

Vamos lá, aqui não existem cartórios do mesmo jeito que no Brasil, além disso, os cartórios daqui não fazem este tipo de serviço. E onde fazer? Pra início de conversa, aqui se chama copie certifiée (cópia certificada) e não é muito conhecida. Tanto que se você perguntar para alguém na rua, ninguém sabe o que é.

Trata-se de uma cópia simples, com uma declaração da pessoa "certificadora", dizendo que os documentos fotocopiados são iguais aos originais. Um fato importante é que aqui no Québec, as pessoas conhecem a copie certifiée como copie conforme à l'original.

E quem pode certificar? Muitas pessoas podem certificar sua cópia e muitas delas nem sequer sabem disso. Entre os que podem certificar estão, famarcêuticos, médicos, advogados, engenheiros, etc... Mas um lugar onde pode ser feito isto e de graça é o MICC; para isto, vejam só, basta levar os originais e as cópias... isso mesmo, tem que levar as cópias e eles carimbam e atestam que é igual ao original. O mais importante de tudo é que eles não cobram pra fazer isso.

Nenhum comentário: