quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Ficou mais dificil ir para o Québec?

Fiquei sabendo recentemente que o processo de imigraçao mudou e agora eles pedem aqueles exames de francês. Nao acho que o governo do Québec queira diminuir a imigraçao, mas acho que eles querem ter menos gastos com os recém-chegados.

Eu acho também que é melhor para o imigrante que vai chegar com um nível de francês melhor e vai poder ir direto ao mercado de trabalho. De qualquer maneira, há cursos de francês muito bons e bem baratos aqui para imigrantes, para quem quiser continuar a estudar.

Você que está lendo o texto, pode achar que é fácil pra mim escrever coisas desse tipo, já que já estou aqui mesmo;  mas eu posso afirmar uma coisa, eu nunca fiz francisaçao do governo, nem eu, nem minha esposa... Imigraçao nao é vida fácil, se você nao tem certeza de que pode vencer o desafio, nao tente... Se tentar, consiga!

2 comentários:

Gledson disse...

Vc sabe me dizer qual o teste? TEF, DELF, DALF??? Só o requerente principal deve fazer ou minha esposa também precisa fazer o teste?

Anônimo disse...

Gledson, qualquer teste serve, desde que tenha a prova oral e a parte de escuta. E sim, sua esposa também precisa comprovar a proficiência no idioma.