domingo, 27 de março de 2011

Problema de integração para os imigrantes - 2

Eis a minha opinião sobre o texto traduzido do Métro:

Pelo que eu vejo por aqui, a maioria dos imigrantes chega bem despreparada mesmo. Muitos creem que a francisação do governo vai resolver todos os problemas.

A francisação ajuda, mas não resolve.

Eu particularmente, nunca fiz francisação desde que cheguei. Achei melhor ir trabalhar e não me arrependo da escolha que fiz. Talvez se eu não tivesse arrumado emprego, talvez a tivesse feito. Não tenho nada contra, obviamente.

Mantenho minha opinião que se você quer aprender francês, que o faça no Brasil.

Quando você chega a um novo país, e falo do Québec como um novo país, o seu diploma não vale nada, até porque aqui eles dão mais importância para o conhecimento, e não para títulos.

Então, quando estiver aqui, esteja preparado para fazer tarefas mais básicas (mas não menos importantes) do que você costumava fazer aí no Brasil e saiba que você terá de provar sua competência, não adianta chegar com a mala cheia de diplomas se você não consegue falar francês e nem provar sua competência na sua área de formação.

Não acho desmérito nenhum em trabalhar em alguma outra coisa que não a própria área de formação. Aliás, uma boa dica é procurar um trabalho no qual se precise falar bastante para que você possa pegar fluência na língua.

É possível sim, trabalhar na área que você tinha no Brasil e isto vai depender somente de você, ou seja, da sua capacidade de adaptação.

Abraço a todos.

Nenhum comentário: