domingo, 20 de março de 2011

Problema de integração para os imigrantes

O texto a seguir, foi retirado do jornal Métro de Montréal.
Nao colocarei comentários desta vez, faço do texto, minhas palavras.

**
Un problème d'intégration pour les immigrants
Um problema de integração para os imigrantes

Combien de nouveaux arrivants le Québec doit-il accueillir? La question a refait surface cette semaine lorsque l’Action démocratique du Québec a déposé une motion en chambre demandant de maintenir ce nombre à 45 000 personnes par année. Le sujet n’est pas anodin. Cela représente l’équivalent du nombre d’électeurs d’un comté, et ce, chaque année. Il est vrai que le Québec connaît et connaîtra une pénurie de main-d’œuvre importante...

Quantos recém-chegados o Québec pode receber? A questão veio à tona novamente esta semana quando a Ação Democrática do Québec fez uma moção na câmara solicitando manter este número a 45.000 pessoas por ano. O assunto não é banal e representa o equivalente ao número de eleitores de um condado, e por ano. É verdade que o Québec conhece e conhecerá uma penúria de mão de obra importante...

Le problème est que le taux de chômage chez les immigrants dépasse largement celui du reste de la population. Une étude de Statistique Canada a démontré que c’est au Québec que l’écart était le plus important, c’est-à-dire que le taux passe du simple au double, de 7,3 % dans la population en général à 13,4 % pour les immigrants. Une marge qui commande que l’on s’interroge sur notre capacité à bien intégrer ceux qui choisissent le Québec pour venir y vivre et, souhaitons-le, y prospérer.

O problema é que a taxa de desemprego dos imigrantes ultrapassa largamente à do resto da população. Um estudo de Estatística Canadá demonstrou que o Québec é o lugar onde a taxa foi a mais elevada, ou seja, a taxa simplesmente dobra, partindo de 7,3% da população geral a 13,4% para os imigrantes. Uma margem que nos faz nos perguntar sobre a nossa capacidade de integrar bem os que optam pelo Québec para vir, viver e que desejam prosperar nesta terra.

Quitter l’endroit où se trouve notre famille pour s’installer dans une nouvelle patrie ne se fait pas sur un coup de tête. On fait ce choix parce que l’on croit que l’endroit choisi nous offrira de meilleures perspectives d’avenir. L’ambition des nouveaux arrivants n’est certes pas de se retrouver à occuper un emploi inférieur à ce pourquoi ils ont été formés.

Abandonar o lugar onde está nossa família por se estabelecer em uma nova pátria não vem do nada. Faz-se a escolha porque se acredita que o lugar escolhido oferecerá melhores perspectives futuras. A ambição dos recém-chegados não é certamente a de ocupar um emprego inferior na área em que foram formados.

D’ailleurs, le taux de chômage ne fait pas état des déceptions de ces personnes qui, avec un diplôme en poche, occupent des emplois loin de correspondre à leurs compétences. Avant d’augmenter le seuil d’immigration, il faut se demander comment bien accueillir les personnes que nous recevons déjà. La ministre de l’Immigration, qui a promis un plan d’action d’ici la fin du mois de mars, aurait dû présenter un plan avant d’augmenter les seuils.

Além disso, a taxa de desemprego não conta as decepções das pessoas que, com um diploma no bolso, ocupam empregos longe de suas competências. Antes de aumentar os limiares da imigração, é preciso descobrir como receber bem as pessoas. A ministra da Imigraçao, que  prometeu um plano de ação daqui ao fim do mês de março, deveria ter apresentado um plano antes de aumentar os limiares.

Outre la langue, il y a les compétences. L’intégration économique faciliterait grandement l’intégration sociale. Le milieu de travail joue clairement un rôle crucial pour assurer une bonne compréhension de la société choisie. Avant de procéder à une augmentation des seuils, le gouvernement doit être à même d’offrir une certaine garantie à ceux qui sont déjà ici ou qui viendront se joindre à nous. Des gestes concrets doivent être posés. Les résultats devront se mesurer non seulement par l’intégration au travail, mais aussi par la qualité du travail trouvé.

Junta-se a isso a língua, que precisa de competências. A integração econômica facilitaria grandemente a integração social. O meio de trabalho joga claramente um papel crucial para se assegurar uma boa compreensão da sociedade escolhida. Antes de proceder a uma aumentação dos limiares, o governo deve estar ao nível de oferecer uma certa garantia aos que já estão aqui ou àqueles que virão se juntar a nós. Gestos concretos devem ser postos em ação. Os resultados deverão se medir em não somente pela integração no trabalho, mas também no trabalho encontrado.


Texto disponível em:
INTERNET. http://bit.ly/ij0ENK 20/03/2011

3 comentários:

Luis Bomfim disse...

Isso é meio que óbvio. O problema é que muitos imigram pelos motivos errados, achando que vão enriquecer ou não se integram a sociedade.

Problema é que muitos não tem na cabeça que imigrar é dar um "reset" na vida. Se a pessoa tem um cargo de gerência aqui no Brasil imigra achando que vai chegar no Québec e conseguir emprego no mesmo nível está muito enganado.

A questão principal é cada um ter uma resposta sincera para a grande pergunta ...

Por que você quer imigrar para o Québec ?

Eu particularmente não teria problema nenhum em ter um trabalhho fora da minha área de formação. Semana passada vi um emprego de motorista de caminhão em Laval com um salário igual de um Técnico de suporte. Então por que não ser motorista da caminhão :)

Ouais-Québec disse...

Guto, você tem toda razao. Obrigado pelo comentário.

Luis Bomfim disse...

Aproveito para agradecer pelas informações do seu blog. É importante postar os dois lados da moeda e não apenas pintar um mundo cor de rosa.

Eu estou me preparando para imigrar para Québec, mas não tenho pressa pois quero ir preparado sabendo exatamente o que vou encontrar. E constantemente me faço a pergunta.

Por que eu quero imigrar para o Québec ?

No mais, mais uma vez parabéns pelo blog e continue postando essas valiosas informações. Assim podemos saber ao máximo em que terreno estamos pisando.