sábado, 2 de abril de 2011

Ranking das Melhores cidades para se viver do Canadá

Mais um texto traduzido.


---
Quebec faz sombra em Montreal

O ranking apresentado não é a favor de Montreal. Depois de ter honrado a metrópole quebequense como « a cidade canadense com a maior curtição » em 2009, a revista de economia MoneySense lhe deu um verdadeiro golpe esta semana no seu ranking 2011 sobre a qualidade de vida. Dentre os 180 municípios canadenses analisados, Montreal herdou um medíocre 123º lugar, ultrapassado por Vancouver (29 ª) e Toronto (91 ª)

O que faz mal a Montreal : o preço das habitações, a baixa renda doméstica e a alta taxa de desemprego. A cidade se classifica abaixo da média nos 10 dos 17 critérios de avaliação Ela entretanto, figura melhor no critério de transportes em comum (1ª sobre 180), o número de pessoas que vão ao trabalho a pé ou de bicicleta (25ª) e a proporção de carros novos nas ruas (31ª).

A Capital Quebec, acima disto, um muito boa 25ª posição, notadamente graças a seu número elevado de médicos pourproporção de 1.000 habitantes, à sua baixa criminalidade e à sua baixa taxa de desemprego. Pela quarta vezes em 6 rankings elaborados, a aglomeração Ottawa-Gatineau chega em primeiro. Seu segredo: notas médias em praticamente todos os critérios, do número de desempregados à vida cultural, passando pela criminalidade. « É claro que uma grande parte do sucesso da cidade provem do fato de a cidade ser a sede do governo federal, explicam os jornalista Joe Castaldo e Periforantos. A burocracia, mesmo se ela não é sexy, significa empregos, rendas elevadas e serviços públicos. »

Ranking controverso
Consciente da controversa que provoca todo ano sobre seu ranking pancanadense, a revista MoneySense assegura não levar em conta os critérios mais objetivos pour estabelecê-lo. Os dados provêm, como por exemplo, de Estatística Canadá, dos dados de Meio Ambiente Canadá (as preciptaçoes anuais são um dos critérios) e os estudo da Sociedade Canadense de hipotecas et habitações

« A gente se acusa de não haver levado em conta vários fatores que têm a maior importância, como a presença de vizinhos amigáveis ou a beleza das paisagens, precisam os autores do artigo sobre o ranking. É verdade que estas características contribuem na qualidade de vida de uma cidade, mas elas são subjetivas e completamente impossíveis de medir. »

Neste sentido, o ranking de 2009, que coroou Montreal como a cidade mais animada (« com mais curitçao », tinha um senso subjetivo. Atribuía-se à metrópole quebequense o status de capital cultural do Canadá em razão dos seus cafés, festivais, teatro, cinema e restaurantes.

Como o ranking 2011 sobre a qualidade de vida, entretanto, MoneySense se enganou, estima a prefeitura de Montreal. « Este ranking não nos impedirá de dormir : outras publicaçoes dizem o contrário, disse Darren Becker, porta-palavra do comitê executivo da cidade. Loney Planet, New York Times, Monocle Magazine, todos comprovam a qualidade de vida em Montreal » A Metrópole, assegura, « é uma cidade em pleno crescimento, com 162 canteiros em obras para 13,4 bilhões de investimentos, projetos que têm um impacto direto sobre a qualidade de vida dos cidadãos de Montreal
---

Ranking 2011 das melhores cidades canadenses:
http://bit.ly/fkOCro

Para quem quiser ler o texto original em francês, segue o link abaixo.

Texto original em :
INTERNET. http://bit.ly/h02Thd 02-04-2011.

2 comentários:

Luis Felipe disse...

Eu pretendo dar entrada na imigração ano que vem, e sempre surgem dúvidas sobre a cidade "perfeita". Sempre que venho aqui acabo considerando Québec cada vez mais.

O link do ranking 2011 não funcionou! Tentei ir direto no site da moneysense mas ele parece estar incompatível com o chrome. Fou tentar o ie, ugh!

Ouais-Québec disse...

Eu uso o Firefox, entao nao sei se roda direito no Chrome... Luis, uma coisa eu posso dizer, o Québec é muito maior que Montréal, há varias boas cidades, mas tb depende do perfil do imigrante. Bonne chance.